Projeto para execulssão da minha primeira oficina como pibideiro
Nos programamos entorno da data da excursão, por ser um momento onde os/as alunos/as terão um contato real com o assunto abordado em sala de aula.
OFICINA COM RECURSOS EDUCACIONAIS
Escola: Colegio Estadual Professor Nestor Carvalho de Lima
Série: 6º ano
Professora: Iraci Braga Oliveira
Bolsistas:
Edmilson Batista Lima
Junior
Isa Carla Bispo dos
Santos
Joseilde de Jesus Alves
Patrícia Santana Lima
Santos
Itabaiana/SE, 05 de Abril
de 2017
1. TEMA:
Pré-história:
A Origem do Homem e a Evolução da
espécie Humana.
Divisão da Pré-história; Paleolítico –
A Pedra lascada, Neolítico, Idade Dos Metais
As produções Culturais destes Homens.
2. APRESENTAÇÃO
Evidenciar a necessidade dos alunos
compreender a importância dos conceitos de fonte históricas evidenciando o
presente e o passado do homem como ser histórico para que o mesmo reescreva o
conceito adquirido a partir da temática trabalhada, os alunos terão
oportunidade de serem autores no processo de ensino aprendizagem.
3. CONTEÚDO(S)
Conceito de pré-história, a origem e
evolução do homem.
Conceito de Cultura
4. OBJETIVO(S)
·
Conhecer junto aos
alunos/as fontes históricas demonstradas na origem do homem, e seu modo de
vida, como também a evolução da espécie humana durante o período Pré-histórico.
Utilizando deste tema e dos recurso disponibilizado para a construção das
oficinas de modo a desperta a criatividade do aluno e seu senso crítico na
retrospectiva cultural e social, como também trabalhar a escrita e o seu
desenvolvimento da aprendizagem.
·
Definir o que são fontes
históricas.
·
Compreender a educação da
espécie humana.
·
Desenvolver a escrita a
parti dos conceitos pré-histórico, e cultura.
5. ETAPAS
1.
Dia 10/05/2017, visita
para conhecimento da turma. Neste Momento após as apresentações de os/as
Pibideiros/as, será entregue um pedaço de papel a cada aluno/a, onde este escrevera
o seu nome, logo após, faremos um sorteio com os nomes entre os estudantes, e a
criança terá que falar sobre o nome que tirou e quais pontos positivos daquela
pessoa tirou no sorteio. Ao final da dinâmica os alunos farão uma redação sobre
o que eles esperam da disciplina.
2.
No dia 15/05/2017 a
professora e/ou os pibideiros/as trabalharam a Pré-história, para que alunos/as
tenham um primeiro contato com a vida do homem pré-histórico relacionado com o
contexto atual (cultural e social), abordando seu modo de vida e sua forma de
expressar cultura. Tema este que será executado Duarte a oficina.
2.1. Usaremos para tais fins no dia
17/05/2015, faremos uma atividade com cerâmica com as crianças como recursos a
instrumentador de fixação de conteúdo.
3.
O segundo momento acontecera
através de uma excursão no dia 03/06/2017, o/a aluno/a terá um contato visual
próximo e uma visão panorâmica da realidade histórica do passado, associando ao
presente.
3.1. Para isso dividiremos alunos em grupos,
para estes registrarem fotos e vídeos da excursão no dia 03/06/2017. (Utilização para tais fins
de registro: Telefone Celular, Máquina Fotográfica, cadernos, canetas.). Com a
proposta desenvolver assim a sua interação social entre os petizes, como também
abordar as variações existentes no âmbito visitado (a questão cultural,
Tecnológica e temporal), ressaltando assim o choque temporal da forma de
registrar cultura).
4. Terceiro momento dia 05/06/2017 criaremos
Blog’s por grupos, para que os educandos/as possam exercitara a escrita e
leitura, a interações sociais no âmbito educacional, e a utilização das novas
tecnologias em sala de aula, como instrumentos educacionais.
4.1. Para isso os alunos utilizarão o blog’s
para fazer publicações sobre a excursão, utilizando as imagens tiradas e
contextualizando o que foi trabalhado pela oficina, favorecendo o seu
desenvolvimento na aprendizagem no ensino de história, como também a produção
textual, e trabalho em equipe, que será continua pela Professora regente.
Comentários
Postar um comentário