Relatorio da Atividade do dia 10/05/2017 no Colegio Professor Nestor Carvalho de Lima.(Conhecendo a turma.)
No dia 10/05/2017,
Isa Carla, Patrícia Lima e eu fomos conhecer a turma qual iriamos trabalhar com
as oficinas coordenados pela Professora de História Iraci Braga. Uma turma de maios
ou menos 37 alunos/as de sexto ano, do Colegio Professor Nestor Carvalho, em Itabaiana/SE.
Então pensamos em uma dinâmica na qual poderíamos analisa os alunos. A interação
dele com os outros colegas, assim como também escrita. Para que pudéssemos ir
adaptando os cronogramas e as atividades para o perfil da turma.
Fizemos a
seguinte dinâmica, entregamos uns pedaços de papeis em formato de coração para os
alunos e pedimos para eles colocarem seus nomes, depois embaralhamos e pedimos
para eles escolherem um papel. Feito isso, cada um dele teria que falar o nome
do colega sorteado e citar um ponto positivos do mesmo/a. Essa atividade levou
um tempo a mais que o esperado, tínhamos nos programados para trabalhar a parte
escrita junto com esta primeira, nesta segunda os estudantes iriam redigir um
texto sobre suas expectativas sobre a matéria de história, o que não
conseguimos por conta do tempo.
No início os
alunos ficaram muito apreensivo, mas foram se soltando aos poucos, talvez por
em sua grande maioria não terem estudados juntos ainda, não se conheciam
direito a não ser por estarem agora na mesma sala de aula, e por se sentirem
como se estivessem sendo avaliados. Dinâmicas como esta são ótimas ferramentas
para ajudar a observação de como os alunos interagem entre se e com o meio,
como se prostram ao falar em público mesmo sendo em sua sala para seus colegas
em horas de atividades e em horas informais como quando interagem com seus
colegas que tem mais intimidade, e com isso fazer um perfil da sala e saber
quais tipos de atividades seria mais eficaz para eles/as.
Os alunos se
divertiram, alguns deles queriam dizer apenas pontos negativos, mas afinal acabavam
dizendo um ponto positivo, alguns disseram que os coleguinhas não tinham. Para
mim quanto Pibideiro, foi uma atividade divertida e que me fez observar que
ainda tenho muito a ler sobre educação. Porque em algumas situações, não sei se
por eu estar em meu primeiro período do curso de pedagogia, sempre analisava minha
antes de falar qualquer coisa com relação atividade com os/as alunos/as, para
não interferi no processo criativo. Já que a atitude de um professor pode
influenciar de forma positiva ou de formar negativa e acabar retraindo o aluno.
Então considero
que cada atividade é importante tanto para o professor/a quanto para os seus
pupilos. E tanto quanto o docente avalia o discente tem que se avaliar em cada
atividade para ir melhorando cada vez mais no papel de lecionar, já que cada
dia é um novo desafio e sempre temos que dar o nosso melhor para não terminar
prejudicando as crianças em seu desenvolvimento. E O PIBID é um programa muito importante por
permitir esta troca de experiência para nos alunos de diferentes períodos, com
os professores e com as crianças em sala de aula, nos fazendo amadurecer cada vez
mais quanto futuros professores.
Comentários
Postar um comentário