Relatorio da Atividade do dia 10/05/2017 no Colegio Professor Nestor Carvalho de Lima.(Conhecendo a turma.)



No dia 10/05/2017, Isa Carla, Patrícia Lima e eu fomos conhecer a turma qual iriamos trabalhar com as oficinas coordenados pela Professora de História Iraci Braga. Uma turma de maios ou menos 37 alunos/as de sexto ano, do Colegio Professor Nestor Carvalho, em Itabaiana/SE. Então pensamos em uma dinâmica na qual poderíamos analisa os alunos. A interação dele com os outros colegas, assim como também escrita. Para que pudéssemos ir adaptando os cronogramas e as atividades para o perfil da turma.

Fizemos a seguinte dinâmica, entregamos uns pedaços de papeis em formato de coração para os alunos e pedimos para eles colocarem seus nomes, depois embaralhamos e pedimos para eles escolherem um papel. Feito isso, cada um dele teria que falar o nome do colega sorteado e citar um ponto positivos do mesmo/a. Essa atividade levou um tempo a mais que o esperado, tínhamos nos programados para trabalhar a parte escrita junto com esta primeira, nesta segunda os estudantes iriam redigir um texto sobre suas expectativas sobre a matéria de história, o que não conseguimos por conta do tempo.

No início os alunos ficaram muito apreensivo, mas foram se soltando aos poucos, talvez por em sua grande maioria não terem estudados juntos ainda, não se conheciam direito a não ser por estarem agora na mesma sala de aula, e por se sentirem como se estivessem sendo avaliados. Dinâmicas como esta são ótimas ferramentas para ajudar a observação de como os alunos interagem entre se e com o meio, como se prostram ao falar em público mesmo sendo em sua sala para seus colegas em horas de atividades e em horas informais como quando interagem com seus colegas que tem mais intimidade, e com isso fazer um perfil da sala e saber quais tipos de atividades seria mais eficaz para eles/as.

Os alunos se divertiram, alguns deles queriam dizer apenas pontos negativos, mas afinal acabavam dizendo um ponto positivo, alguns disseram que os coleguinhas não tinham. Para mim quanto Pibideiro, foi uma atividade divertida e que me fez observar que ainda tenho muito a ler sobre educação. Porque em algumas situações, não sei se por eu estar em meu primeiro período do curso de pedagogia, sempre analisava minha antes de falar qualquer coisa com relação atividade com os/as alunos/as, para não interferi no processo criativo. Já que a atitude de um professor pode influenciar de forma positiva ou de formar negativa e acabar retraindo o aluno.
Então considero que cada atividade é importante tanto para o professor/a quanto para os seus pupilos. E tanto quanto o docente avalia o discente tem que se avaliar em cada atividade para ir melhorando cada vez mais no papel de lecionar, já que cada dia é um novo desafio e sempre temos que dar o nosso melhor para não terminar prejudicando as crianças em seu desenvolvimento.  E O PIBID é um programa muito importante por permitir esta troca de experiência para nos alunos de diferentes períodos, com os professores e com as crianças em sala de aula, nos fazendo amadurecer cada vez mais quanto futuros professores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oficina de apresentação do projeto ( 2 de Agosto de 2017)

Relatório

Escola tecnologia e cibercultura