Relatório
UNIVERSIDADE FEDERAL DE
SERGIPE
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE
BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
CAMPUS UNIVERSITÁRIO PROF.
ALBERTO CARVALHO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
EDMILSON
BATISTA LIMA JUNIOR
PATRICIA
SANTANA LIMA SANTOS
SUPERVISORA:
IRACI BRAGA
RELATÓRIO
OFICINA PIBID
Relatório apresentado no
Pibid/Pedagogia Eixo Formação de Professores, do Departamento de
Educação, do Campus Universitário Prof. Alberto Carvalho, sob a
coordenação da Profa. Dra Simone Lucena, no semestre letivo de
2017.1
Itabaiana, 07 de Julho de 2017
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INTRODUÇÃO
O
projeto aborda o tema: A
Origem do Homem e a Evolução da espécie Humana.
Divisão
da Pré-história; Paleolítico – A Pedra lascada, Neolítico,
Idade Dos Metais
As
produções Culturais destes Homens. Apresentado pelo projeto de
iniciação a docência. O projeto fora desenvolvido na instituição
de ensino, Colegio Estadual Professor Nestor Carvalho de Lima.
O
projeto designou oficina que faz parte do processo de aprendizagem
dos alunos da turma do sexto ano do ensino fundamental, como também
auxiliando no trabalho pedagógico da professora Iraci Braga.
Buscamos
trabalhar com a turma oficinas que desenvolvessem o olhar critico do
aluno atrelado a leitura, a escrita e o uso das novas tecnologias,
aparadas ao conhecimento histórico e a importância dos
acontecimentos passados para designar a atualidade. Tomamos por base
as dificuldades dos alunos quanto a leitura e a escrita, em
consequência como conteúdo programático que estava sendo
ministrado pela professora Iraci Braga, elaboramos uma proposta de
intervenção baseda em oficinas visando associar o conteúdo
programático com o desenvolvimento da leitura escrita e conhecimento
histórico.
No
âmbito educacional articulação entre teoria e prática encontra-se
na metodologia das oficinas desenvolvidas como recursos pedagógicos.
O objetivo das atividades fora oferecer a instituição aparatos
necessários para um bom desempenho de ações e reflexões dos
professores na realidade de sala de Aula.
É
importante destacar que os estudos adquirido foram suportes
necessários para que as ações feitas em sala de aulas atendessem
de maneira positiva ao aluno diante das suas dificuldades.
Foram
oferecidas ações onde foi perceptível analisar pontos positivos
ou negativos como: Dificuldade de leitura e escrita, dificuldade de
interação entre a turma na primeira parte da oficina. Para a
realização das oficinas utilizamos a sala de aula e a sala de
leitura da escola, onde os alunos também demonstraram interesse e
disponibilidades assim como facilidade em aprender e interagir com a
atividade proposta ao decorrer da oficina com as atividades
propostas, pois fora atividades inovadoras
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PERÍODO
Dia
10/05/2017.
Dia
15/05/2017.
Dia
17/05/2015.
Dia
03/06/2017.
Dia
05/06/2017 .
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RECURSOS
Foram
Utilizados como recursos tecnológicos como slides, notebook, caixa
de som, data show, internet, plataforma blogge. assim também como
cartolinas, tinta guache, cola de papel, tesoura, folhas A4, lais,
argila, excursão,
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DESENVOLVIMENTO
1.
Dia 10/05/2017, visita para conhecimento da turma. Neste Momento
após as apresentações de os/as Pibideiros/as, será entregue um
pedaço de papel a cada aluno/a, onde este escrevera o seu nome, logo
após, faremos um sorteio com os nomes entre os estudantes, e a
criança terá que falar sobre o nome que tirou e quais pontos
positivos daquela pessoa tirou no sorteio. Ao final da dinâmica os
alunos farão uma redação sobre o que eles esperam da disciplina.
2.
No
dia 15/05/2017 a professora e/ou os pibideiros/as trabalharam a
Pré-história, para que alunos/as tenham um primeiro contato com a
vida do homem pré-histórico relacionado com o contexto atual
(cultural e social), abordando seu modo de vida e sua forma de
expressar cultura. Tema este que será executado Duarte a oficina.
2.1.
Usaremos
para tais fins no dia 17/05/2015, faremos uma atividade com cerâmica
com as crianças como recursos a instrumentador de fixação de
conteúdo.
3.
O
segundo momento acontecera através de uma excursão no dia
03/06/2017, o/a aluno/a terá um contato visual próximo e uma visão
panorâmica da realidade histórica do passado, associando ao
presente.
3.1.
Para
isso dividiremos alunos em grupos, para estes registrarem fotos e
vídeos da excursão. (Utilização para tais fins de registro:
Telefone Celular, Máquina Fotográfica, cadernos, canetas.). Com a
proposta desenvolver assim a sua interação social entre os petizes,
como também abordar as variações existentes no âmbito visitado (a
questão cultural, Tecnológica e temporal), ressaltando assim o
choque temporal da forma de registrar cultura).
4.
Terceiro
momento dia 05/06/2017 criaremos Blog’s por grupos, para que os
educandos/as possam exercitara a escrita e leitura, as interações
sociais no âmbito educacional, e a utilização das novas
tecnologias em sala de aula, como instrumentos educacionais. Tivemos
uma alteração na data de criação dos blogs primeiro por ter
ocorrido problemas pessoais com professora que nos acompanha Iraci,
e logo após pôr a escola ter sido assaltada então ao envés desta
atividade ocorrer na escola em que estava sendo feita as oficinas
ocorreu no Laboratório de Informática do Departamento de Educação
do Campus Itabaiana no dia 03/07/2017.
4.1.
Para
isso os alunos utilizarão o blog’s para fazer publicações sobre
a excursão, utilizando as imagens tiradas e contextualizando o que
foi trabalhado pela oficina, favorecendo o seu desenvolvimento na
aprendizagem no ensino de história, como também a produção
textual, e trabalho em equipe, que será continua pela Professora
regente.
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CONCLUSÃO
De
inicio este trabalho evidenciou a relevância da escola e do
professor junto a realidade dos alunos, envolvendo uma experiência
construtiva para a nossa formação e para aprendizagem dos alunos,
que pode percebe-se as interações entre os elementos trabalhados
durante todo o projeto e o saber da professora Cordeadora.
O
trabalho da Historia em sala aula se faz importante para que os
alunos e alunas tornem se pessoas criticas podendo entender o
processo do desenvolvimento humano consequentemente permitindo-o um
olhar mais atento diante da realidade a qual estamos inserido.
Um
dos grandes dilemas da sala de aula é o entrelace teoria e prática
que nem sempre acontece como planejado, assim como levamos por
desafio ter o olhar crítico para que com as atividades possamos
atingir todos os nossos objetivos na sala de aula, levando em
consideração a diversidade da forma de entendimento e aprendizagem
dos alunos, assim como as diversas realidades que eles vivem em seu
âmbito social .
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REFERÊNCIAS
BITTENCOURT,
Circe Maria Fernades. “ Livro didáticos entre textos e imagens.”
In:
BITTENCOURT,
Circe Maria Fernades. (org.). O
saber historico na sala de aula. São
Paulo: Contexto 2002.
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ANEXOS
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