Relatório

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
CAMPUS UNIVERSITÁRIO PROF. ALBERTO CARVALHO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO




EDMILSON BATISTA LIMA JUNIOR
PATRICIA SANTANA LIMA SANTOS
SUPERVISORA: IRACI BRAGA












RELATÓRIO OFICINA PIBID


Relatório apresentado no Pibid/Pedagogia Eixo Formação de Professores, do Departamento de Educação, do Campus Universitário Prof. Alberto Carvalho, sob a coordenação da Profa. Dra Simone Lucena, no semestre letivo de 2017.1















Itabaiana, 07 de Julho de 2017

  1. INTRODUÇÃO
O projeto aborda o tema: A Origem do Homem e a Evolução da espécie Humana.
Divisão da Pré-história; Paleolítico – A Pedra lascada, Neolítico, Idade Dos Metais
As produções Culturais destes Homens. Apresentado pelo projeto de iniciação a docência. O projeto fora desenvolvido na instituição de ensino, Colegio Estadual Professor Nestor Carvalho de Lima.
O projeto designou oficina que faz parte do processo de aprendizagem dos alunos da turma do sexto ano do ensino fundamental, como também auxiliando no trabalho pedagógico da professora Iraci Braga.
Buscamos trabalhar com a turma oficinas que desenvolvessem o olhar critico do aluno atrelado a leitura, a escrita e o uso das novas tecnologias, aparadas ao conhecimento histórico e a importância dos acontecimentos passados para designar a atualidade. Tomamos por base as dificuldades dos alunos quanto a leitura e a escrita, em consequência como conteúdo programático que estava sendo ministrado pela professora Iraci Braga, elaboramos uma proposta de intervenção baseda em oficinas visando associar o conteúdo programático com o desenvolvimento da leitura escrita e conhecimento histórico.
No âmbito educacional articulação entre teoria e prática encontra-se na metodologia das oficinas desenvolvidas como recursos pedagógicos. O objetivo das atividades fora oferecer a instituição aparatos necessários para um bom desempenho de ações e reflexões dos professores na realidade de sala de Aula.
É importante destacar que os estudos adquirido foram suportes necessários para que as ações feitas em sala de aulas atendessem de maneira positiva ao aluno diante das suas dificuldades.
Foram oferecidas ações onde foi perceptível analisar pontos positivos ou negativos como: Dificuldade de leitura e escrita, dificuldade de interação entre a turma na primeira parte da oficina. Para a realização das oficinas utilizamos a sala de aula e a sala de leitura da escola, onde os alunos também demonstraram interesse e disponibilidades assim como facilidade em aprender e interagir com a atividade proposta ao decorrer da oficina com as atividades propostas, pois fora atividades inovadoras



  1. PERÍODO
Dia 10/05/2017.
Dia 15/05/2017.
Dia 17/05/2015.
Dia 03/06/2017.
Dia 05/06/2017 .



  1. RECURSOS

Foram Utilizados como recursos tecnológicos como slides, notebook, caixa de som, data show, internet, plataforma blogge. assim também como cartolinas, tinta guache, cola de papel, tesoura, folhas A4, lais, argila, excursão,


  1. DESENVOLVIMENTO

1. Dia 10/05/2017, visita para conhecimento da turma. Neste Momento após as apresentações de os/as Pibideiros/as, será entregue um pedaço de papel a cada aluno/a, onde este escrevera o seu nome, logo após, faremos um sorteio com os nomes entre os estudantes, e a criança terá que falar sobre o nome que tirou e quais pontos positivos daquela pessoa tirou no sorteio. Ao final da dinâmica os alunos farão uma redação sobre o que eles esperam da disciplina.
2.      No dia 15/05/2017 a professora e/ou os pibideiros/as trabalharam a Pré-história, para que alunos/as tenham um primeiro contato com a vida do homem pré-histórico relacionado com o contexto atual (cultural e social), abordando seu modo de vida e sua forma de expressar cultura. Tema este que será executado Duarte a oficina.
2.1.   Usaremos para tais fins no dia 17/05/2015, faremos uma atividade com cerâmica com as crianças como recursos a instrumentador de fixação de conteúdo.
3.      O segundo momento acontecera através de uma excursão no dia 03/06/2017, o/a aluno/a terá um contato visual próximo e uma visão panorâmica da realidade histórica do passado, associando ao presente.
3.1.   Para isso dividiremos alunos em grupos, para estes registrarem fotos e vídeos da excursão. (Utilização para tais fins de registro: Telefone Celular, Máquina Fotográfica, cadernos, canetas.). Com a proposta desenvolver assim a sua interação social entre os petizes, como também abordar as variações existentes no âmbito visitado (a questão cultural, Tecnológica e temporal), ressaltando assim o choque temporal da forma de registrar cultura).
4.    Terceiro momento dia 05/06/2017 criaremos Blog’s por grupos, para que os educandos/as possam exercitara a escrita e leitura, as interações sociais no âmbito educacional, e a utilização das novas tecnologias em sala de aula, como instrumentos educacionais. Tivemos uma alteração na data de criação dos blogs primeiro por ter ocorrido problemas pessoais com professora que nos acompanha Iraci, e logo após pôr a escola ter sido assaltada então ao envés desta atividade ocorrer na escola em que estava sendo feita as oficinas ocorreu no Laboratório de Informática do Departamento de Educação do Campus Itabaiana no dia 03/07/2017.
4.1.   Para isso os alunos utilizarão o blog’s para fazer publicações sobre a excursão, utilizando as imagens tiradas e contextualizando o que foi trabalhado pela oficina, favorecendo o seu desenvolvimento na aprendizagem no ensino de história, como também a produção textual, e trabalho em equipe, que será continua pela Professora regente.

  1. CONCLUSÃO

De inicio este trabalho evidenciou a relevância da escola e do professor junto a realidade dos alunos, envolvendo uma experiência construtiva para a nossa formação e para aprendizagem dos alunos, que pode percebe-se as interações entre os elementos trabalhados durante todo o projeto e o saber da professora Cordeadora.
O trabalho da Historia em sala aula se faz importante para que os alunos e alunas tornem se pessoas criticas podendo entender o processo do desenvolvimento humano consequentemente permitindo-o um olhar mais atento diante da realidade a qual estamos inserido.
Um dos grandes dilemas da sala de aula é o entrelace teoria e prática que nem sempre acontece como planejado, assim como levamos por desafio ter o olhar crítico para que com as atividades possamos atingir todos os nossos objetivos na sala de aula, levando em consideração a diversidade da forma de entendimento e aprendizagem dos alunos, assim como as diversas realidades que eles vivem em seu âmbito social .


  1. REFERÊNCIAS

BITTENCOURT, Circe Maria Fernades. “ Livro didáticos entre textos e imagens.” In:
BITTENCOURT, Circe Maria Fernades. (org.). O saber historico na sala de aula. São Paulo: Contexto 2002.

  1. ANEXOS








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