Oficina dia 15/05/2017. Arte com as Mãos, (pinturas rupestres)

No dia 15/05/2017. Pensamos em abordar uma oficina em que os alunos/as fizessem uma analogia sobre as possíveis formas de registros anterior com as atuais, e pudessem observar isso através de uma simples apresentação sobre pinturas rupestres que nos pibideiros fizemos. Como também logo em seguida entregamos cartolinas e tinta guache por grupos e pedimos para que eles/as pudessem representassem em desenhos coisas do seu dia a dia. Para que com isso pudessem analisar um dos supostos objetivos da pintura rupestres. E para finalizar pedimos para cada grupo fazer uma redação sobre o que intenderam.
Com essas atividades tivemos a possibilidade de abordar conteúdo da disciplina história de uma forma dinâmica na qual os alunos pudessem compartilhar junto a nos esses momentos e está troca de informações, como também pudessem interagir com os outros colegas, em seus grupos já que na vida estudantil este trabalho em equipe é muito importante.  E tentar mostra a este a importância dessa disciplina para atualidade, não como uma disciplina chata e decoreba, mas como uma disciplina dinâmica que pode ser trabalhada em grupo e de forma multidisciplinar.














Em bora o calor estava muito forte no local. Mas os nós e os petizes nos divertimos muito. Como também podemos perceber que alguns deles ainda possuem uma pequena dificuldade em trabalhar em equipe. Que sua faze individualizada ainda está completamente em atividade, no meu grupo mesmo foi muito engraçado porque a cartolina embora fosse imensa ela era usada individualmente pelos alunos e os outros davam palpite em sua grande parte “zombando”, e quem estava com a mão na massa desenhando, desenhava na cartolina toda.
Uma das integrantes desenhou uma casa uma nuvem um sol, outro componente comentou “deixa espaço para os outros desenhar” ela automaticamente apagou os desenhos. Ao final quando viram que os outros grupos haviam colocado as palmas das mãos em sua cartolina, resolveram fazer o mesmo em cima dos seus desenhos e assim fizeram. De uma muito enérgica, pude observar. Oque me interessou porque embora os que se recusavam a pintar fizeram o mesmo e colocaram suas palmas como forma de expressão, não só usando a tinta e a cartolina apenas, mas usando o corpo, as expressões e força. Como se estivessem depositando suas energias acumuladas.

Para nos quanto Pibideiros é importante vê e aprender junto as crianças, poder melhorar o olhar quanto futuro professor tanto para as dificuldades dos alunos como também para nossas dificuldades e assim tentar melhora-las. Vejo que não é apenas um trabalho entre professor e Pibideiros, mas um trabalho conjunto entre todos que estão envolvidos no processor aprender/ensinar/aprender pois estamos sempre nesse ciclo e sempre podemos aprender e melhorar cada vez mais.

















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