Pondo a mão na massa! atividade do dia 18/05/2017
Dia 18/05/2017. Reunirmo-nos com
os discentes, para continuarmos com as atividades do nosso projeto. Foram exibidos imagens de objetos atuais que são proporcionados por descobertas
humanas em tempos antigos, como o fogão por exemplo, e dentre outros objetos, tentado
mostrar para eles e elas a importância da história para o nosso desenvolvimento
humano e uma parte do processo desse desenvolvimento histórico, e que sem as
descobertas passadas não poderíamos chegar a este até. Os mostrando assim a
importante relação passado/presente, relatamos para os/as Alunos/as fatos
pinturas rupestres.
Na segunda aparte da atividade para
fixação do conteúdo apresentamos um vídeo sobre a pré-história –Parte I (Período Paleolítico). Logo após o vídeo pedimos para que os petizes dividissem em
duplas e distribuirmos frases, então foi pedido para que lessem em voz alta, em seguida
fizessem uma redação de cinco linhas explicando o que capitaram sobre tudo o que
havia sido abordados até então, depois de recolher os textos os redistribuímos e
pedimos para que agora as
duplas lessem os textos de outras duplas. Logo em seguida
mostramos objetos fabricados por homens pré-históricos e pedimos para que os
pequenos/as formarem grupos, para que pudessem fazer eles mesmos as ferramentas
em argilas.
Nesse dia podemos observar tanto
a interação deles, a interpretação, a escrita e a forma como assimilam. Podemos
ver em algumas redações algumas dificuldades em relação a coerência e concordância,
o que causou uma certa dificuldade para que os colegas lessem as redações de
algumas duplas, mas também
tivemos textos muitos bons, a interação dos alunos
foi muito Boa. E com a mão na massa, aliais na argila.
Podemos perceber que os/as
alunos/as podem assimilam muito melhor o conteúdo, quando estes participam de
forma dinâmica de seu processo educacional, não apenas como ser passivo, mas
como ser ativo de interação com os meios de aprendizagem para sua formação. Estas
atividades em que os alunos possam vivencia o aprendizado, por em pratica
facilita a assimilação, além de tornar a aula mais dinâmica e menos enfadonha para
o/a aluno/a.
Comentários
Postar um comentário