Da Teoria a Pratica, experiencias de uma excursão
No dia 19 de fevereiro de 2019 a
turma do quinto período do curso de Educação da Universidade Federal de
Sergipe, campus Professor Alberto Carvalho em Itabaiana/se, através da
disciplina Educação e as Tecnologias da Informação e da Comunicação, Ministrada
pela Professor Drª Simone Lucena. Participou
de uma excursão ao Oceanário de Aracaju em que podemos acompanhar e conhecer
o Projeto Tamar e todas as suas
atividades através de palestras que ocorreram
em um momento em conjunto a alimentação dos animais.
No segundo momento houve uma
visita prédio histórico da Rua do Turista, prédio esse que funcionou tanto como
Escola normal quanto Instituto Educacional Rui Barbosa. La podemos observar um pouco da estrutura das
escolas antigas, vislumbrando toda a beleza e imponência de uma estrutura que
ainda se mantem parte em pé, e também nos possibilitou pensar no que haveria
passado por aquele espaço, as formas de ensinar, de aprender, por fim pensar em
nas histórias que foram construídas partes naquele espaço, e por fim refletir
um pouco através desse “vislumbre” no passado em que tipo de educadores queremos
ser, que tipo de trabalho e como queremos ser protagonistas de uma construção
nossa e do/a outro/a através da interação que ocorre na educação.
No terceiro momento houve uma visita ao Museu da Gente Sergipana também na capital Sergipana, onde tivemos acesso a um tour/Aula.
Esse tour foi acompanhado por um guia, lá podemos conhecer e ter acesso a um
pouco da historia, a cultura, política e ecossistema de Sergipe, e vê na
pratica algumas formas de como trabalhas com as tecnologias na educação, já que
este museu se torna bastante interativo justamente por conta desta interação
entre cultura e tecnologia, também por nos fazer pensar a importância de
conhecer e valorizar nossa identidade, nossa subjetividades, nossa cultura para
pode perceber quanto professores a importância do outro e de sua identidade, através
da historia que constrói numa relação de interação mutua que é a construção do
eu social e do ambiente onde estou inserido, já que um interfere no outro numa
relação simultânea.
A aula foi extremamente
interessante, tivemos acesso aos ecossistemas marinhos, a política, historias e
culturas da nossa sociedade sergipana. A parti disso podemos perceber na
pratica que a construção do conhecimento vivida e sentida por todos os seus
agentes ocorre de forma mais significativa, fazendo com que os conceitos sejam
internalizados mais facilmente, tanto pelo currículo formal, mas também o“currículo
Oculto”, ou seja aquele que é aprendido através das situações, jeitos,
sentimentos, o que está nas sublinhas mas tem importância também no processo de
construção do conhecimento e de seus agentes.
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