Da Teoria a Pratica, experiencias de uma excursão












No dia 19 de fevereiro de 2019 a turma do quinto período do curso de Educação da Universidade Federal de Sergipe, campus Professor Alberto Carvalho em Itabaiana/se, através da disciplina Educação e as Tecnologias da Informação e da Comunicação, Ministrada pela Professor Drª Simone Lucena.  Participou de uma excursão ao Oceanário de Aracaju em que podemos acompanhar e conhecer o Projeto Tamar  e todas as suas atividades através de palestras  que ocorreram em um momento em conjunto a alimentação dos animais.



No segundo momento houve uma visita prédio histórico da Rua do Turista, prédio esse que funcionou tanto como Escola normal quanto Instituto Educacional Rui Barbosa. La  podemos observar um pouco da estrutura das escolas antigas, vislumbrando toda a beleza e imponência de uma estrutura que ainda se mantem parte em pé, e também nos possibilitou pensar no que haveria passado por aquele espaço, as formas de ensinar, de aprender, por fim pensar em nas histórias que foram construídas partes naquele espaço, e por fim refletir um pouco através desse “vislumbre” no passado em que tipo de educadores queremos ser, que tipo de trabalho e como queremos ser protagonistas de uma construção nossa e do/a outro/a através da interação que ocorre na educação.

No terceiro momento houve uma visita ao Museu da Gente Sergipana também na capital  Sergipana, onde tivemos acesso a um tour/Aula. Esse tour foi acompanhado por um guia, lá podemos conhecer e ter acesso a um pouco da historia, a cultura, política e ecossistema de Sergipe, e vê na pratica algumas formas de como trabalhas com as tecnologias na educação, já que este museu se torna bastante interativo justamente por conta desta interação entre cultura e tecnologia, também por nos fazer pensar a importância de conhecer e valorizar nossa identidade, nossa subjetividades, nossa cultura para pode perceber quanto professores a importância do outro e de sua identidade, através da historia que constrói numa relação de interação mutua que é a construção do eu social e do ambiente onde estou inserido, já que um interfere no outro numa relação simultânea.

A aula foi extremamente interessante, tivemos acesso aos ecossistemas marinhos, a política, historias e culturas da nossa sociedade sergipana. A parti disso podemos perceber na pratica que a construção do conhecimento vivida e sentida por todos os seus agentes ocorre de forma mais significativa, fazendo com que os conceitos sejam internalizados mais facilmente, tanto pelo currículo formal, mas também o“currículo Oculto”, ou seja aquele que é aprendido através das situações, jeitos, sentimentos, o que está nas sublinhas mas tem importância também no processo de construção do conhecimento e de seus agentes.

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